• Luiz Marchesini

Fique em casa e planeje a sua Cidadania Italiana


Nesse período em que devemos estar em casa é uma ótima ocasião para você levantar a sua árvore genealógica e começar a organizar os documentos necessários para você obter a tão sonhada cidadania italiana.


Para isso, basta antes de tudo, verificar se você tem ou já teve algum parente italiano ou caso não saiba, se tem um sobrenome italiano. Esse talvez possa indicar uma descendência italiana e é hora de pesquisar falando com todos os parentes .


Os documentos necessários para entrar com o processo de reconhecimento da cidadania italiana junto ao governo italiano, de acordo com a lei do país, são:


  1. Certidão de nascimento italiana do parente italiano emitida em segunda via do original pelo Comune (cidade) em que ele nasceu na Itália;

  2. Certidão de casamento dele;

  3. Certidão de Óbito ;

  4. E o mesmo jogo de certidões para todos os outros parentes da sua linha hereditária até você.


Todos os documentos deverão ser no formato inteiro teor e terem ao menos a emissão de um ano.


O interessante é que quando você tornar-se italiano(a) será reconhecido(a) nesta condição desde que nasceu, ou seja, você será italiano(a) desde o zero anos de idade e ganhará uma certidão de nascimento italiana novinha em folha.


Quando estiver com os documentos da família em mãos ou mesmo já tendo algumas cópias deles está na hora de fazer uma análise profunda de tudo para verificar a necessidade de correções e ajustes em nomes e sobrenome italianos que tenham sido abrasileirados ou registros de datas erradas.


E ainda se o parente italiano que migrou para o Brasil no início do século se naturalizou brasileiro ou não e se a sua linha hereditária até o parente italiano é composta somente por parentes do gênero masculino ou se há também membros do gênero feminino.


Mas o que é isso? Você deve estar se perguntando...


Distinção de gênero?


Infelizmente sim. Antes da promulgação da Constituição Italiana em 1948 a mulher que casasse com um estrangeiro perdia a cidadania para a cidadania do marido e assim não transmitia mais a cidadania italiana para os filhos, caso estes nascessem antes da promulgação da Constituinte.


Mas isso é assunto para outro Post.


Caso tenha qualquer dúvida ou mesmo queira fazer a análise de seus documentos e certidões já encontradas ou precise de pesquisa entre em contato, que terei o prazer de atendê-lo (a).


https://wa.me/393801372729


Um abraço e arrivederci!!!!!

106 visualizações
Contato

ITÁLIA

Emilia-Romagna

​​luizmarchesini@gmail.com

Cel. e WhatsApp:  +39 3801372729

BRASIL

 Centro  -  Rio de Janeiro - +55 21 987760037
​​luizmarchesini@gmail.com