SOBRE
MIM

A inspiração

Em 2011 tive a oportunidade de morar na "Bota" por  oito meses, quando cursei o curso de pós-graduação em Gestão de Projetos para a União Européia pela Universidade de Salerno, após ganhar uma bolsa do governo italiano no projeto Invest Your Talent in Italy

 

Na foto acima é o dia da minha partida no Aeroporto Galeão do Rio de Janeiro. Ao meu lado está meu pai, Roberto Francisco Marchesini, de onde veio a cidadania italiana por parte do meu bisavô.

A Itália sempre permeou minha vida e ao retornar de lá um dos meus propósitos foi o de trazer projetos culturais Italianos para o Brasil e assim compartilhar a minha paixão e identidade por esse país. E muitos foram e são os desafios encontrados para compartilhar o meu sonho cultural com o Brasil. 

Na Galeria de Comércio Humberto I em Nápoles 

Por isso, uma nova forma de expressar essa minha identidade é por meio do trabalho de pesquisa, organização e emissão de documentos italianos e assessoria completa ao reconhecimento da Cidadania Italiana para brasileiros e assim me sentir como parte da história e da construção de cada um que passa e passará em minha vida.
 

E foi através da primeira turma do curso Formação de Profissionais em Busca de Documentos Italianos para brasileiros, criado por Fábio Barbiero do Minha Saga, que esse projeto ganhou vida. O de procurar a ajudar os descendentes italianos a realizarem o sonho de tornarem-se cidadãos europeus, como foi comigo, e aproveitar as oportunidades inerentes a essa condição como, por exemplo, as bolsas de estudos que ganhei.

 

Não somente a de pós-graduação em Salerno em 2011, mas também a do Laboratório Internacional de Comunicação e Cultura-LAB- em 2013 organizado pelas Universidades de Udine e de Sacro Cuore de Milão, a qual usufrui durante o verão nas montanhas da pequena cidade de Gemona, na região de  Fruilli di Veneza Giuglia. 

A Itália e a vida italiana hoje é o meu radar e minha filha desde o ano de 2017 está estudando na Universidade de Bologna, bem como os meus dois filhos, Lucca (em homenagem a cidade italiana) e Matheus que serão os próximos a desfrutarem de uma educação europeia, que somente com a cidadania italiana é possível aproveitar plenamente. 

Contar fatos, momentos e recortes sempre fizeram parte de minha vida como jornalista e produtor cultural e o trabalho de assessor para a Cidadania Italiana é uma bela jornada. A de contar com o instigante desafio investigativo, ao levantar histórias de antepassados italianos que tiveram a coragem de atravessar o Atlântico no fim do século XIX para realizar o sonho de uma vida melhor, contribuindo para que os seus descendentes, hoje, possam migrar ao contrário e colherem as benesses do grande esforço que esses fizeram. Os fazendo receber o direito de tornarem-se cidadãos Italianos e por conseguinte cidadãos europeus.

Certificados
  • Posgraduado em Gestão de Projetos pela Universidade de Salerno - Itália;

  • MBA em Gestão Cultural pela Universidade Candido Mendes - RJ;

  • Posgraduação em Marketing pela Universidade Estácio de Sá - RJ;

  • Graduado em jornalismo pela FACHA-RJ

Qualificações
  •  Especialização em Comunicação, cultura e Cinema italiano pelo Laboratório Internacional de Comunicação, universidade de Udine e Sacro Cuore di Milano.

  • Especializado em Empreendedorismo pela Fundação Getúlio Vargas- Rio de Janeiro

  • Curso de Italiano Per Stranieri - Università di Perugia-Italia; 

Contato

ITÁLIA

Emilia-Romagna

​​luizmarchesini@gmail.com

Cel. e WhatsApp:  +39 3801372729

BRASIL

 Centro  -  Rio de Janeiro - +55 21 987760037
​​luizmarchesini@gmail.com