• Texto e fotos: Luiz Marchesini

Documentos do seu ascendente italiano, como conseguir?


Na maioria dos casos as famílias não guardaram os documentos do ascendente italiano e encontram dificuldades em localizar, na Itália, a cidade onde nasceu esse ascendente. É um trabalho de pesquisa, às vezes difícil, mas que se torna fundamental para o sucesso do processo de requerimento da cidadania italiana.

Para iniciar a pesquisa e contribuir seguem algumas dicas: a) Faça a árvore genealógica de sua família;

b) Solicite auxílio aos parentes mais idosos e também aos familiares, inclusive dos membros da família com os quais você não têm um contato mais estreito; c) De repente algum parente até já fez a pesquisa genealógica ou tem guardado algum documento importante! É comum encontrar o passaporte de emigração onde geralmente constam informações que podem contribuir para localizar os documentos italianos; d) Converse com os idosos da família que poderão lembrar histórias, casos e causos , curiosidades. Além de você conseguir importantes informações os dois irão se divertir muito. Pergunte se lembram de seus avós e bisavós, ou, se eles lembram de alguma localidade ou acidente geográfico; e) Qualquer informação pode ajudar a reconstruir a história de sua linha genealógica. Se algum parente seu já tiver feito o processo de reconhecimento da cidadania italiana, você poderá encurtar o seu processo usando como base as informações já obtidas da família. f) Busque documentos de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados no Brasil, em cartórios e igrejas . g) No Brasil a obrigatoriedade de registro civil em cartório vigorou somente a partir da Proclamação da República, em 15/11/1889. Antes disso somente existiam os registros religiosos, portanto, é necessário pesquisar os dois tipos de registros; h) Nos documentos brasileiros pode constar, em alguns casos, a origem de sua família. Não é necessário visitar pessoalmente as cidades onde localizam-se os registros para fazer a pesquisa. i) Procure também informações sobre cemitérios e onde foi enterrado o seu antepassado. Geralmente os cemitérios possuem registros que podem lhe ajudar a levantar mais dados.

j) Anote todos os detalhes que conseguir com a sua pesquisa. Eles serão muito úteis para em seu processo de cidadania italiana.

Arriverdeci!

#CIDADANIAITALIANA #Itália #Cidadaniaeuropeia #VivernaItália #Europa #morarnaEuropa #BUSCADEDOCUMENTONAiTÁLIA

0 visualização
Contato

ITÁLIA

Emilia-Romagna

​​luizmarchesini@gmail.com

Cel: +39 3801372729

BRASIL

 Centro  -  Rio de Janeiro - +55 21 987760037
luizmarchesini@gmail.com