• Luiz Marchesini

O papel da Árvore Genealógica para a cidadania Italiana



Caso você desconfie ou saiba que possui um parente italiano em sua linha ascendente e tenha a vontade de reconhecer a sua cidadania italiana aproveitando todas as vantagens de ser um cidadão europeu, o primeiro passo é montar a sua árvore genealógica.

Não precisa de nada sofisticado, basta pegar caneta e papel e ir fazendo quadrados interligados. Primeiro você coloca no primeiro quadrado o nome do parente italiano, de preferência com a data de nascimento dele, caso saiba, depois em outro quadrado o nome da esposa, também com a data do casamento.


Depois o filho oriundo desse casamento, o seu avô por exemplo, com a data de nascimento dele. Depois outro quadrado com o nome da sua avó e a data do casamento e por aí vai até chegar a você, ao seu nascimento e se for o caso, o seu casamento.


Dessa maneira lhe ajudará a organizar-se e saber a trajetória que deverá seguir para o processo, verificando de forma clara a linha hereditária dos parentes ligados até a você.


Mas como saber e ter informações do antenato italiano, como a cidade em que ele nasceu e a data de nascimento? Conversando com os familiares mais velhos, os entrevistando com lápis e papel na mão, como um verdadeiro repórter. Anotando tudo o que eles lembrarem.


Peça qualquer documento que eles tenham na língua italiana, principalmente os antigos, e cópias de todas as certidões civis que encontrar. Fotos antigas e documentos também são importantes, pois trazem muitas dicas e informações. Carteiras de identidade, cpf, carteira de estrangeiro etc...


Toda informação é importante e lhe ajudará a montar a árvore genealógica de sua família e a juntar o máximo de documentos que conseguir para me passar, para que eu faça uma análise minuciosa de tudo o que você encontrou lhe emitindo um relatório de cinco a 10 páginas, com todo o passo a passo necessário para o seu processo de reconhecimento da cidadania italiana e uma Árvore Genealógica novinha.


Neste relatório irei verificar se o processo será administrativo ou judicial, via paterna ou materna, se o seu antenado se naturalizou brasileiro, se faltam documentos, necessidades de retificações ou não etc... onde você terá a clareza de todo o processo e o orçamento de quanto custará.

E aí, já montou a sua árvore genealógica?

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Contato

ITÁLIA

Emilia-Romagna

​​luizmarchesini@gmail.com

Cel. e WhatsApp:  +39 3801372729

BRASIL

 Centro     Rio de Janeiro   +55 21 987760037