• Luiz Marchesini - Cidadania It

Como é a pesquisa Italiana?



O serviço de pesquisa de documentos e de certidões civis Italianas inicia-se procurando saber quem foi seu antepassado italiano e de qual cidade na Itália ele nasceu e em qual cidade no Brasil ele chegou no início do século.


A certidão de nascimento original atualizada de seu antepassado italiano é o documento número 01 para o processo de reconhecimento da sua cidadania italiana.


Muitas vezes sabemos que há um parente italiano na família, mas não sabemos por onde começar para encontrar em qual das cerca de oito mil cidades Italianas ele nasceu ou se casou para se obter o documento.


Ai é que entra a pesquisa genealógica, um dos trabalhos que desenvolvo em toda a Itália e Brasil afim de encontrar este registro de nascimento ou de casamento do seu antepassado italiano.


Vale a pena, pois além de encontrar este documento primordial para o processo ele fará você conhecer um pouco mais sobre a composição de sua família e a origem, tendo uma consciência melhor sobre quem é você e a história daquele que atravessou o Atlântico para formar a sua família.


Quem era ele? O que fazia? Por onde andou? São algumas perguntas que são respondidas pela pesquisa.


COLETA DE INFORMAÇÕES FAMILIARES


Para iniciar qualquer pesquisa genealógica, o primeiro passo é coletar as informações familiares. Verifique primeiramente, as informações contidas na sua própria certidão de nascimento. Nela, além do nome dos seus pais, é claro, estão os nomes completos de seus avós.


Se reúna com seus pais, avós, tios e outros parentes com quem você tenha contato para saber o que eles tem a dizer sobre a história da família e os documentos que possuem. Os relatos familiares são fontes primárias de informações de extrema importância.


Anote, quem é filho de quem, os locais e datas de nascimento, casamento e óbito do italiano e de seus descendentes, as curiosidades e informações a respeito de cada um deles.


Absolutamente todas as informações que tiverem são relevantes neste momento porém, lembre-se de manter o foco de pesquisa: o italiano e seus descendentes. Pergunte se possuem documentos familiares. Peça cópias e digitalize tudo que encontrar.


Ás vezes, as pessoas mais antigas da família guardam documentos como: cópias de certidões, passaporte, salvo conduto, registro de estrangeiros, testamentos, inventários, ou algum outro documento.


É muito importante descobrir em qual comune (município) ou pelo menos em qual província o italiano nasceu. Saber esta localização vai facilitar muito a busca da certidão de nascimento dele na Itália.


Outra informação importante é descobrir se ele se casou na Itália ou no Brasil. Tente descobrir onde e quando.


Cumprindo a etapa inicial de coleta de informações familiares é hora de partir para organizar estes dados a fim de identificar o que falta providenciar para ter em mãos toda a documentação necessária para dar entrada no seu processo de reconhecimento da cidadania italiana.



ÁRVORE GENEALÓGICA



Com as primeiras informações coletadas comece a montar a sua árvore. A árvore genealógica é um excelente instrumento de pesquisa que facilita muito a visualização da ascendência / descendência familiar e das informações básicas a respeito de cada membro da família.


Inicie o preenchimento da árvore escrevendo o nome de todos os seus ascendentes que já tenha conhecimento. Na certidão de nascimento dos seus pais constam os nomes dos avós deles (os seus bisavós). Na certidão de nascimento de seus avós, descobrirá o nome dos seus trisavós. Com essas informações já terá como montar uma árvore genealógica de cinco gerações.


É essencial saber informações como locais de nascimento, casamento, óbito e suas respectivas datas para que se possa fazer a busca das certidões nos cartórios onde foram registrados seus ascendentes.


Por falar em certidões, você precisa saber quais são os documentos necessários para dar entrada no processo de reconhecimento da cidadania italiana.


Caso necessitar possuo o serviço de montagem da Árvore Genealógica de sua família, pesquisa na Itália, busca de documentos e a organização dos documentos para o processo do reconhecimento da cidadania italiana da família.


Basta entrar em contado comigo!!!



Posts recentes

Ver tudo